APAFunk na Roda do Cais do Valongo

12/03/2013 comentários
A Roda do Cais do Valongo tem como proposta reaproximar a capoeiragem à região da antiga Pequena África e atual Zona Portuária do Rio de Janeiro. No Cais do Valongo, considerado o maior entreposto de escravos das Américas, foi registrada a entrada de quase 10% dos 10 milhões de cativos que foram retirados do continente africano de 1500 a 1850. O principal objetivo dessa Roda é celebrar o legado cultural afro-brasileiro numa região onde a dinâmica dessa cultura se deu de forma tão dramática. Nesse dia, pretende-se consagrar a Roda do Cais do Valongo a essa memória e à história que agora está ressurgindo devido ao processo de revitalização da Zona Portuária, impulsionado pelos grandes eventos esportivos que o Rio receberá a partir de 2014. 

Para além do ritual da Capoeira Angola, da mandinga e teatralidade dos seus jogadores, a roda do Cais do Valongo é um casamento de várias intervenções artísticas. Além dos registros fotográficos, já foram produzidos vídeos e, antes ou depois de cada Roda, são realizadas palestras com a participação de estudiosos e artistas que pensam a capoeira, a cultura negra e a cidade do Rio de Janeiro. Em fevereiro, foi a vez da palestra de Mc Leonardo, presidente da APAFunk, que falou sobre a luta das culturas populares por espaços verdadeiramente populares ao lado de Mc Junior e o Poeta Sergio Vaz, da Cooperifa-SP. Fruto de uma iniciativa coletiva idealizada, inicialmente, por Mestre Carlão, do Grupo Kabula, a Roda do Cais do Valongo integra o Movimento Cultural Conexão Carioca de Rodas na Rua (composto pelos Grupos de Capoeira Angola: Aluandê, Ypiranga de Pastinha, Volta ao Mundo, Valongo e Reconca Rio) e conta com a adesão de diversas entidades de Capoeira Angola, Regional e outros estilos.




Poeta Sergio Vaz







Créditos Fotos e Texto: Maria Buzanovsky

"Se você e/ou sua empresa possui os direitos de alguma imagem/reportagem e não quer que ela apareça no blog da APAFUNK, por favor entrar em contato. Serão prontamente removidas"
 
 
comentários Postar um comentário

Postar um comentário

Respeite para ser respeitado. Se voce deseja ver seu comentário publicado seja INTELIGENTE ao comentar, caso contrário será recusado.

MARCADORES

DIVULGAÇÃO (115) NOTÍCIA (61) RODADEFUNK (42) LEI (32) FOTOS (17) CULTURA (15) FUNK NACIONAL (15) PROJETO (15) SARAU (7) RETRATAÇÃO (4) CONTATOS (3) NOTA (3) CARTILHA (2) RIOPARADAFUNK (1)