Mc Leonardo, o defensor

29/03/2011 comentários
Líder funkeiro moveu 'o céu e a terra' para ajudar seu amigo Mc Galo



Em meados de dezembro do ano passado, o popular MC Galo foi preso durante uma blitz da Polícia Civil, no Leblon. Os agentes montaram a operação para prender bandidos que usam motos para praticar assaltos. O cantor estava na garupa da motocicleta de um amigo e afirmou que tinha pegado uma carona para ir para casa, na Rocinha.

Everaldo de Almeida Silva, o Galo, de 35 anos, foi preso meio que por acaso. O músico era considerado foragido da Justiça desde 1999, quando foi expedido contra ele um mandado de prisão por uso de drogas. Mas, o cantor de funk também recebeu voz de prisão por ser acusado de fazer apologia ao tráfico de drogas com suas letrtas. Segundo o portal R7, Galo confessou que gravou duas músicas que exaltam o poder de fogo de traficantes.

O episódio que fez o funkeiro passar o reveillon na cadeia desencadeou muita polêmica a respeito de liberdade de espressão, direito artístico, etc... foi quando entrou em cena o Mc Leonardo, presidente da APAFUNK e ferrenho defensor da classe. Leonardo "moveu o céu e a terra" para ajudar seu amigo e colega de profissão. Léo procurou pelos melhores advogados da cidade, deu assistência integral a doutora Marcia Valeria que foi contratada em caráter de emergência para tentar o plantão judiciário e mexeu com toda a sua agenda de notáveis. Além do amigo Duda da Associação, que fez grande mobilização e chegou a botar dinheiro do próprio bolso pra ajudar o amigo, Galo teve outro grande irmão, o Mc Leonardo.

No final da história, Mc Galo foi denunciado pelo Ministério Público em um crime de menor teor ao divulgado pela imprensa e a Justiça do Rio expediu o alvará de soltura pouco mais de um mês depois de sua prisão.

Lançamento da cartilha de direitos autorais do MC

Leonardo também teve participação decisiva no lançamento da Cartilha “Liberta o Pancadão – O Manual de Direitos do MC”, que conscientiza o trabalhador do funk quanto a seus Direitos Autorais, e foi lançada em dezembro de 2009, em uma festa da APAFunk. Não poderia ter sido melhor o local para o evento: o Centro de Cultura Popular Mariana Criola, na brava ocupação Manoel Congo, no centro da cidade.

Fonte: Da Redação Rocinha.org

"Se você e/ou sua empresa possui os direitos de alguma imagem/reportagem e não quer que ela apareça no blog da APAFUNK, por favor entrar em contato. Serão prontamente removidas".
 
 
comentários Postar um comentário

Postar um comentário

Respeite para ser respeitado. Se voce deseja ver seu comentário publicado seja INTELIGENTE ao comentar, caso contrário será recusado.

MARCADORES

DIVULGAÇÃO (115) NOTÍCIA (61) RODADEFUNK (42) LEI (32) FOTOS (17) CULTURA (15) FUNK NACIONAL (15) PROJETO (15) SARAU (7) RETRATAÇÃO (4) CONTATOS (3) NOTA (3) CARTILHA (2) RIOPARADAFUNK (1)