Justiça revoga prisões de MCs

24/12/2010 comentários
O ministro Ari Pargendler, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), revogou, por força de liminar, as prisões dos MCs presos na última semana.

Os funkeiros beneficiados pela decisão foram: Frank Ramos (MC Frank), Max Muller (MC Max), Wallace Mota (MC Smith), Anderson Paulino (MC Didô) e Fabiano Batista (MC Tikão).

Acusados de ajudar criminosos por conta do teor de suas músicas, os MCs foram indiciados por incitação e apologia ao crime, associação para o tráfico e formação de quadrilha.

Para o advogado que defendeu os músicos, Fernando Fernandes, a prisão foi "absurdamente arbitrária". Ainda de acordo com a defesa, nenhuma das acusações feitas poderiam gerar a prisão temporária.

- É preciso separar o que é o combate ao tráfico de drogas, a querer criminalizar a pobreza. Essas prisões foram covardes e o STJ entendeu isso.

As prisões foram efetuadas pela delegada Helen Sardenberg, da DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática). Ela disse que os próprios MCs admitiram que a divulgação dos funks foi uma estratégia do tráfico.

- Eles faziam uma espécie de marketing do tráfico, exaltando seus líderes e passando para os jovens as mensagens dos traficantes, além de ridicularizar o trabalho da polícia. Tivemos dificuldades para juntar provas porque eles proibiam que os bailes fossem filmados.

Já para o presidente da Apafunk (Associação de Profissionais e Amigos do Funk), MC Leonardo, os funkeiros cantam apenas o dia a dia das comunidades cariocas.

- Eles têm os olhos da favela, eles são as favelas. Escritor, diretor de cinema e jornalistas escrevem o que querem das comunidades, por que os funkeiros, moradores não podem escrever? Constituição também serve para o favelado.

Everaldo de Almeida da Silva, o MC Galo responde outro processo e continua preso.

Créditos: Renata Stuart do Portal R7
 
 
comentários Postar um comentário

Postar um comentário

Respeite para ser respeitado. Se voce deseja ver seu comentário publicado seja INTELIGENTE ao comentar, caso contrário será recusado.

MARCADORES

DIVULGAÇÃO (115) NOTÍCIA (61) RODADEFUNK (42) LEI (32) FOTOS (17) CULTURA (15) FUNK NACIONAL (15) PROJETO (15) SARAU (7) RETRATAÇÃO (4) CONTATOS (3) NOTA (3) CARTILHA (2) RIOPARADAFUNK (1)