Comissão proposta pelo MP estudará nova legislação para os bailes funk

02/06/2010 comentários

Rio - Uma comissão proposta, nesta terça-feira, pelo Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes, estudará mudanças na Legislação Estadual para minimizar as restrições – e ao mesmo tempo regulamentar – a realização de bailes funk no Estado do Rio de Janeiro. A primeira reunião do grupo será na próxima segunda-feira, no Ministério Público.

Da comissão, que será coordenada pelo Promotor de Justiça Murilo Bustamante, participarão representantes da classe artística, das Secretarias Estaduais de Cultura, Segurança Pública e Educação, da Polícia Militar, da Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (APAFUNK) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de um assessor do Deputado Estadual Marcelo Freixo (PSOL).

A medida foi sugerida durante reunião, no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, para tratar das dificuldades em dar efetividade às Leis 5.543/09, que transformou o funk em movimento cultural e musical de caráter.

A comissão fará estudos para avaliar a elaboração de uma nova lei que flexibilize as normas atuais, possibilitando que os bailes ocorram de forma ordenada, sem prejuízo da segurança pública e dos interesses da população resguardados pela Lei do Silêncio”, disse Cláudio Lopes.

Autor das duas leis, o Deputado Marcelo Freixo salientou que os bailes estão inviabilizados e continuam a serem realizados apenas à margem do Estado. O parlamentar acredita que, com a mudança da legislação, os bailes serão facilmente incorporados inclusive pela economia formal, gerando empregos.

A cantora Fernanda Abreu considerou a reunião “muitíssimo proveitosa”. “O funk ainda enfrenta dificuldades em ser aceito, apesar de ser uma fonte de vida para muitas pessoas”, disse.

Também estiveram na reunião a Secretária Estadual de Cultura, Adriana Rattes; os Subsecretários de Estado de Segurança Pública Rivaldo Barbosa e Jéssica Oliveira de Almeida; a Subsecretária de Estado de Educação Delânia Cavalcanti; o Coordenador de Análise Criminal da Polícia Militar, Coronel Robson Rodrigues da Silva; o Presidente da APAFUNK, MC Leonardo; e representantes da FGV.

Créditos: O Dia online
 
 
comentários Postar um comentário

Postar um comentário

Respeite para ser respeitado. Se voce deseja ver seu comentário publicado seja INTELIGENTE ao comentar, caso contrário será recusado.

MARCADORES

DIVULGAÇÃO (115) NOTÍCIA (61) RODADEFUNK (42) LEI (32) FOTOS (17) CULTURA (15) FUNK NACIONAL (15) PROJETO (15) SARAU (7) RETRATAÇÃO (4) CONTATOS (3) NOTA (3) CARTILHA (2) RIOPARADAFUNK (1)