O batidão de volta ao Santa Marta

29/07/2009 comentários
Foi uma festa bonita. Nada menos que 500 pessoas, muitas crianças, curtiram em paz a Roda de Funk no Santa Marta, favela da zona sul carioca, no domingo, 26 de julho. E foi também uma festa importante pelo simbolismo, já que a polícia militar havia proibido, arbitrariamente, qualquer manifestação político cultural desde que ocupou o morro, em fins do ano passado. A corporação recuou após a mudança no comando do 2º Batalhão de Polícia, responsável pela região, e também pela persistência dos funkeiros.

Foi uma festa bonita. Nada menos que 500 pessoas, muitas crianças, curtiram em paz a Roda de Funk no Santa Marta, favela da zona sul carioca, no domingo, 26 de julho. E foi também uma festa importante pelo simbolismo, já que a polícia militar havia proibido, arbitrariamente, qualquer manifestação político cultural desde que ocupou o morro, em fins do ano passado. A corporação recuou após a mudança no comando do 2º Batalhão de Polícia, responsável pela região, e também pela persistência dos funkeiros.

Por isso, o dia 26 de julho vai ficar marcado na história da favela – e do funk. O cenário é a Praça do Cantão, no pé esquerdo do morro. Cercada por escadas e bares por todos os lados, ali também estão o salão do Cícero (unissex), a casa de costura da Rose e, no lado oposto à subida principal, o “pastel feito na hora”, que divide espaço na parede de uma casa com o anúncio do “bolo de chocolate”.

Entre os funkeiros que vieram para a roda, chamam a atenção os que vestem as camisas com inscrições que resgatam o chamado funk de raiz. “Eu só quero é ser feliz”, diz uma delas.

Por volta das 17h, um grupo de teatro da Maré escancarou a desigualdade social. Em seguida foi a vez da roda de denúncias, ocasião em que qualquer um podia pegar o microfone, inclusive para se manifestar contra a violência policial – que continua sem controle no Rio –, o que foi feito mesmo diante da presença dos PMs, que acompanharam de perto todo o evento.

Ninguém segura o batidão

Finalmente, com o cair da noite, o batidão se impôs. E aí não houve quem ficasse parado, fosse na praça ou nas casas ao redor. A primeira música ressaltou a força da favela e do favelado, viés que tem acompanhado as apresentações da Apafunk, a Associação de Profissionais e Amigos do Funk. Nada de xingamentos, nada de apologia ao crime. A regra aqui é a crítica sociopolítica, que busca a transformação da sociedade.

E o ápice da noite surgiu de uma adversidade. A energia elétrica caiu, mas em vez de depor o microfone, o MC da vez, trajando um lenço palestino, continuou cantando a plenos pulmões, como se o mundo inteiro pudesse ouvi-lo. Na sequencia, ainda sem energia, os MCs puxaram o “Rap da Felicidade”. Na garganta. Na raça. O que se viu foi uma catarse coletiva. Todos na praça cantaram juntos e vibraram com a letra, aumentando o volume no trecho: “O povo tem a força só precisa descobrir; se lá eles não fazem nada faremos tudo daqui”.

Alcançamos todos os nossos objetivos”, declarou um rouco MC Leonardo, presidente da Apafunk. “Unimos diversos representantes de movimentos sociais com estudantes e professores de vários setores de ensino. Além disso, informamos a todos daquela localidade o que estamos fazendo para revogar a leia que nos discrimina”, comemorou. A Lei Estadual 5.265, de julho do ano passado, praticamente inviabiliza a realização de bailes funk nas favelas.

Outro que destacou a importância da Roda foi Itamar Silva, jornalista e coordenador do Ibase que vive no Santa Marta e é considerado umas das lideranças populares mais importantes da cidade. “Num momento em que o Santa Marta é apresentado como modelo de controle social, o funk apresenta uma dimensão libertária e provoca o Estado a repensar o eixo da criminalização”.

Na mídia, a Roda não existiu

As corporações de mídia foram alvo de críticas do presidente da Apafunk. Duas semanas antes, os meios de comunicação de massa haviam responsabilizado o funk pela morte de uma moradora do Morro dos Macacos, durante uma ação do Bope. “Chegaram, fizeram umas perguntas, anotaram na caderneta e saíram de fininho. Nem publicaram o que eu falei em favor do funk e contra a Lei 5.265”, protestou MC Leonardo.

Nos dias seguintes, nada foi publicado sobre a Roda de Funk. “Pudemos mais uma vez testemunhar que a paz não interessa à grande mídia, pois foram embora quando viram que a polícia não estava nem aí pro que a gente estava fazendo”, disse o presidente da Apafunk.

MC Leonardo também denunciou mais uma distorção midiática: “Há quinze dias essa mídia publicou que nós da Apafunk iríamos entrar na Justiça para realizar bailes na favela, o que não é verdade. Além disso, não me deixou em paz perguntando o que eu iria fazer se a polícia nos proibisse de realizar Rodas de Funk”.

Apesar da retumbante omissão da mídia massiva, que mais uma vez exacerba seu descompasso com a realidade, a vitória do movimento funkeiro foi realçada pela elevada participação popular. Quando se diz que 500 pessoas estiveram presentes na Roda do Santa Marta, é bom explicar que isto corresponde a 5% da população total da favela – em termos de país, seria como mobilizar a considerável massa de 9,5 milhões de pessoas.

Créditos: Marcelo Salles, jornalista, é coordenador da Caros Amigos no Rio de Janeiro, editor do jornal Fazendo Media e integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social

 
 
comentários Postar um comentário

Postar um comentário

Respeite para ser respeitado. Se voce deseja ver seu comentário publicado seja INTELIGENTE ao comentar, caso contrário será recusado.

MARCADORES

DIVULGAÇÃO (115) NOTÍCIA (61) RODADEFUNK (42) LEI (32) FOTOS (17) CULTURA (15) FUNK NACIONAL (15) PROJETO (15) SARAU (7) RETRATAÇÃO (4) CONTATOS (3) NOTA (3) CARTILHA (2) RIOPARADAFUNK (1)