Criando Metas

24/01/2009 comentários: 2

O encontro organizado por MC Taffarel e Luciana Campos contou com a presença, além dos organizadores, dos MCs Tiana, Markynho, Xandinho, Bill, Leonardo, Neném, Mano Teko, Julinho, Beto e do DJ Marcelo Negão. Além dos profissionais do funk, estavam presentes Claudia Duarcha, produtora do site Funk de Raiz, Adriana (antropóloga que está escrevendo um livro sobre funk), Andrea (que está realizando um documentário sobre funk), Mardonio (militante de movimentos sociais), Jose (esposa de Julinho), diversos fãs, além de um dançarino de funk.

Os MCs e o DJ debateram os problemas hoje existentes no funk, que podemos resumir nos seguintes pontos:

1. Falta de profissionalização e precariedade das condições de trabalho dos MCs e Djs, bem como dos trabalhadores do funk;

2. A necessidade dos artistas conhecerem seus direitos e se organizarem para defendê-los, inclusive juridicamente;

3. O baixo nível da produção musical hoje e a falta de espaço para aqueles que produzem raps mais elaborados;

4. A escassez de espaços para mostrar a produção musical dos artistas;

5. A dificuldade de estabelecer relações respeitosas entre a velha guarda e os novos artistas do funk;

6. A necessidade de um reconhecimento oficial, por meio de uma lei federal, do funk como um movimento cultural;

7. A proposta de formação de uma associação dos profissionais do funk.

Numa discussão animada e democrática, onde todos os que quiseram tiveram voz, surgiram as seguintes propostas:

1. Organizar reuniões periódicas como esta para os artistas trocarem informações e apresentarem suas produções (rodas de funk, a exemplo do que ocorre no samba);

2. Formar uma lista de emails para facilitar a organização;

3. Construir uma associação dos profissionais do funk;

4. Organizar espaços para mostrar os funks da velha guarda e dos novos artistas que façam música de qualidade e com boas letras, como um festival por exemplo;

5. Escrever um manifesto a ser divulgado na imprensa e apresentado a parlamentares a favor do reconhecimento do funk como movimento cultural, com um lançamento público (poderia ser no Circo Voador).Depois dos debates, os MCs fizeram uma roda de funk onde apresentaram suas novas composições e também cantaram seus clássicos, com muita vibração e participação do público presente.

Esperemos então a próxima! E que seja em breve.

Tamos juntos!

(Texto: Adriana Facina)

 
 
comentários: 2 Postar um comentário

ola galera,adorei o evento q aconteceu la na central do brasil.sou funkeira da antiga,e mesmo com minhas filhas adolecentes continuo gostando ainda do funk da antiga.quando comecei eu tinha 14 anos hoje tenho 29 e torso por vcs.é isso ai estamos juntos e mesturado.bjx fica na paz.

Obrigado Etiene por sua presença na roda e aqui.
Volte sempre!

Postar um comentário

Respeite para ser respeitado. Se voce deseja ver seu comentário publicado seja INTELIGENTE ao comentar, caso contrário será recusado.

MARCADORES

DIVULGAÇÃO (115) NOTÍCIA (61) RODADEFUNK (42) LEI (32) FOTOS (17) CULTURA (15) FUNK NACIONAL (15) PROJETO (15) SARAU (7) RETRATAÇÃO (4) CONTATOS (3) NOTA (3) CARTILHA (2) RIOPARADAFUNK (1)