Programa de funk da Rádio Nacional quer romper com estereótipos

09/10/2011 comentários

Rio de Janeiro - Há mais de dois meses no ar, o "batidão" do funk carioca conquista ouvintes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro e ganha reconhecimento do público. Ao contrário da maioria dos programas da emissora, tem na internet o público-alvo e ganha adeptos de outros estados. Para especialistas, o Funk Nacional inova ao divulgar a cultura e discutir esterótipos.

A linguagem jovem e a seleção musical "que não agride ninguém, é só melodia" agradou à produtora do site Funk de Raiz, Cláudia Duarcha. "Gosto do programa por causa das músicas e dos debates", disse. Ela não conhecia a Rádio Nacional antes de saber da atração, mas passou a divulgar o dial da emissora e os shows ao vivo, sempre às quartas-feiras.

Transmitido ao vivo pela internet, o Funk Nacional também cativou ouvintes de outros estados. Da Bahia, o professor Nelson Maca se disse impressionado com a coragem da emissora de divulgar o ritmo. "Tem gente que acha o funk coisa de bandido. Eu não. Como estou sempre em casa durante as tardes, ouço. É interessante, inclusive pela referência histórica da [Rádio] Nacional", opinou.

O programa estreou em julho e é apresentado diariamente das 15h às 16h pela internet e pela rádio. Toca músicas de sucesso, apresenta novos compositores e fala sobre a realidade dos jovens funkeiros nas favelas cariocas. Também são temas de debate, sempre às segundas-feiras, o mercado fonográfico e as condições de trabalho dos músicos, que reclamam das atuais gravadoras.

"Há um monopólio das gravadoras que se reflete em escravidão: são contratos vitalícios, contratos retidos, padronizados e uma série de contrapartidas que deixam o músico refém, sem ter seus direitos", disse o MC Leonardo, presidente da Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (Apafunk) e idealizador do programa, ao lado do músico e ex-integrante do Rappa Marcelo Yuka.

Apostando na cultura funk, presente em boa parte da periferia da cidade do Rio e com repercussão em outras partes do país, o programa entrou na grade com a condição de deixar de fora músicas que fazem apologia ao tráfico de drogas ou que têm letras pornográficas, os chamados "proibidões", segundo a Gerência Regional das Rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Rio.

Durante mais de dois meses no ar, o programa, no entanto, já enfrentou preconceitos, que foram contornados pela EBC. Segundo o gerente regional, Cristiano Menezes, a maioria era de ouvintes antigos acostumados com a programação. "Às vezes, as pessoas têm dificuldade de aceitar o novo".

Segundo o MC Leonardo, com o passar do tempo, o Funk Nacional recebeu ligações de ouvintes se desculpando "pela ignorância das reclamações" e se declarando fãs. "Nosso trabalho é brigar pelo reconhecimento do funk como um negócio justo para os artistas".

A estudiosa da cultura funk, a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Adriana Facina, avaliou que o diferencial é fugir da "mesmice" patrocinada pelas gravadoras nas emissoras de rádio e televisão comerciais. "Aqui não há limitação estética". Para ela, é um diferencial a atração apresentar artistas independentes e vinculados a movimentos da sociedade.

"São pessoas com uma cultura política, com uma dimensão da riqueza da cultura funk e não gente com uma perspectiva mercadológica ou individualista da própria arte", afirmou Facina.

Site: JusBrasil

Créditos: Isabela Vieira (Repórter da Agência Brasil) / Edição: Graça Adjuto

"Se você e/ou sua empresa possui os direitos de alguma imagem/reportagem e não quer que ela apareça no blog da APAFUNK, por favor entrar em contato. Serão prontamente removidas".
 
 
comentários Postar um comentário

Postar um comentário

Respeite para ser respeitado. Se voce deseja ver seu comentário publicado seja INTELIGENTE ao comentar, caso contrário será recusado.

MARCADORES

DIVULGAÇÃO (115) NOTÍCIA (61) RODADEFUNK (42) LEI (32) FOTOS (17) CULTURA (15) FUNK NACIONAL (15) PROJETO (15) SARAU (7) RETRATAÇÃO (4) CONTATOS (3) NOTA (3) CARTILHA (2) RIOPARADAFUNK (1)