Tabajaras é primeira favela com UPP a ter baile funk

28/08/2010 comentários
RIO - Papará papará papará clac bum! Os tiros da letra do "Rap das Armas"- o funk que ganhou o mundo ao abrir o filme "Tropa de Elite" e que teve até uma versão proibida - devem ser os únicos estampidos a ecoar neste sábado, a partir das 21h, na quadra da Escola de Samba Unidos de Villa Rica, na Ladeira dos Tabajaras. A favela será a primeira com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) a receber um baile funk autorizado. Organizado pela Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (Apafunk), o baile só foi permitido após reunião com moradores e o capitão da UPP do Tabajaras, Renato Senna.

- Ano passado, foi revogada a lei 5.625, que aumentava as restrições para a realização de bailes. Faltava tirá-la do papel. O funk movimenta R$ 12 milhões por mês no estado e emprega três mil pessoas - afirma o MC Leonardo, presidente da Apafunk e autor do "Rap das Armas".

Uma das atrações da noite, o MC participou da reunião com os moradores e o capitão da UPP, na qual mais de 90% dos presentes aprovaram a realização do baile.

- O baile na comunidade evita de nossos filhos irem a outras comunidades, onde há tráfico - diz o presidente da Associação de Moradores do Tabajaras, Reinaldo Reis.

Para o comandante da Polícia Pacificadora, coronel Robson Rodrigues, o funk pode ser uma ferramenta para aproximar a polícia dos jovens.

- Respeitamos a vontade da comunidade. Tem tudo para dar certo e desmistificar a ligação do funk com o tráfico, com as armas. E é uma linguagem que chega facilmente aos jovens e pode ser usada para aproximá-los da polícia - destaca.

A expectativa dos organizadores é de que mais de 500 pessoas participem do baile. E, como diz a letra original do "Rap das Armas", que "diga não à violência e deixe a paz reinar".

Créditos: Rafael D'Angelo Globo online

"Se você e/ou sua empresa possui os direitos de alguma imagem/reportagem e não quer que ela apareça no blog da APAFUNK, por favor entrar em contato. Serão prontamente removidas".
 
 
comentários Postar um comentário

Postar um comentário

Respeite para ser respeitado. Se voce deseja ver seu comentário publicado seja INTELIGENTE ao comentar, caso contrário será recusado.

MARCADORES

DIVULGAÇÃO (115) NOTÍCIA (61) RODADEFUNK (42) LEI (32) FOTOS (17) CULTURA (15) FUNK NACIONAL (15) PROJETO (15) SARAU (7) RETRATAÇÃO (4) CONTATOS (3) NOTA (3) CARTILHA (2) RIOPARADAFUNK (1)