Baile funk do Tabajaras só foi possível após diálogo com comunidade

26/08/2010 comentários
Desde o início do projeto das UPPs, a relação entre os bailes funks e a Secretaria estadual de Segurança nunca foi amistosa. Temendo que os eventos fossem usados pelo tráfico para vender drogas, o governo do estado passou a exigir também dos bailes funks em favelas o que cobra dos demais eventos públicos.

Regras que, segundo a Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (Apafunk), inviabilizariam esse tipo de festa nas favelas. A solução encontrada foi simples: sentar e conversar. O martelo foi batido na semana passada, numa reunião entre a polícia e moradores, mas a negociação já durava meses e chegou a envolver o Ministério Público e a Secretaria estadual de Cultura.

Fizemos uma espécie de plebiscito na quadra da escola de samba Vila Rica, em que todos puderam opinar. Só um morador, evangélico, se opôs — explicou o capitão Renato Senna, comandante da UPP.

Curiosamente, o segredo para o acordo no Tabajaras está justamente no princípio básico das UPPs: a aproximação comunitária. Cada um dos pontos polêmicos que os bailes envolvem foram debatidos entre as partes interesadas. A polícia cedeu em alguns pontos, como na exigência de um circuito interno de câmeras, na quadra da Villa Rica.

A maneira de trabalhar o funk até hoje foi clandestina. O Estado nunca incentivou nada relacionado ao funk, em nenhuma esfera de governo. Só agora, eles entenderam a importância do jovem ter como se divertir dentro da favela dele — explica o MC Leonardo, presidente da Apafunk, que cantará no próximo sábado ao lado do irmão, o MC Júnior.


Créditos: Jornal Extra


"Se você e/ou sua empresa possui os direitos de alguma imagem/reportagem e não quer que ela apareça no blog da APAFUNK, por favor entrar em contato. Serão prontamente removidas".
 
 
comentários Postar um comentário

Postar um comentário

Respeite para ser respeitado. Se voce deseja ver seu comentário publicado seja INTELIGENTE ao comentar, caso contrário será recusado.

MARCADORES

DIVULGAÇÃO (115) NOTÍCIA (61) RODADEFUNK (42) LEI (32) FOTOS (17) CULTURA (15) FUNK NACIONAL (15) PROJETO (15) SARAU (7) RETRATAÇÃO (4) CONTATOS (3) NOTA (3) CARTILHA (2) RIOPARADAFUNK (1)