Em morro "pacificado", cartilha quer evitar abuso policial

29/06/2010 comentários
Uma cartilha, que está sendo distribuída no Morro Santa Marta, na Zona Sul carioca, ensina os moradores a se defenderem de abuso policial. Apesar de a comunidade conviver desde o final de 2008 com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) - projeto da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro para desarticular a ação do crime organizado em favelas -, os relatos de excessos praticados pela polícia se tornaram recorrentes, conforme o assessor jurídico do Instituto de Defensores dos Direitos Humanos (DDH), Rafael Tristão.

-Para fazermos uma escolha entre o que é menos pior: o tráfico de drogas ou a UPP? Lógico que vamos dizer que é a UPP. Só que é uma escolha complicada, porque, ao mesmo tempo que a Unidade de Polícia Pacificadora tira o tráfico da comunidade, a atuação da polícia no local vai ser acompanhada por uma série de abusos.

De acordo com ele, a cartilha (confira aqui), elaborada por organizações não governamentais (ONGs) e pela própria comunidade, é baseada em casos reais. Tristão explica que a "ideia foi tentar criar um instrumento de conscientização para os moradores e, ao mesmo tempo, um instrumento de auxílio à prática policial".

Entre as orientações contidas no material, estão informações sobre direitos de cada cidadão e os limites da atuação policial em situações de revista, abordagem, cumprimento de mandados de busca e apreensão . A cartilha ensina, por exemplo, que "O (A) policial não pode constranger ninguém. Assim, é proibido passar as mãos nas partes íntimas, se fizer isso, estará praticando ato libidinoso e abuso de autoridade."

O assessor jurídico destaca que ainda é cedo para avaliar o efeito da cartilha, que começou a ser disponibilizada em março. Ele destaca que, para o projeto funcionar de fato, é preciso haver diálogo.

-O mais irônico é que uma polícia que deveria pacificar. O problema é ter paz a que custo? É aquela história : "Paz sem voz não é paz. É medo".

* Procurada pela Terra Magazine, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro comunicou que a Capitão Pricila, responsável pela UPP implantada no Santa Marta, e a secretaria "não irão comentar sobre a cartilha".

Sobre as denúncias de abuso de autoridade, destacou que os integrantes das UPPs recebem formação em policiamento de proximidade e polícia comunitária e que, em caso de queixa, quem se sentir lesado deve recorrer aos comandantes das unidades, "que são treinados para este tipo de mediação". Acrescentou, ainda, que a "UPP e o Batalhão local estão abertos para receber qualquer morador que necessite de informações".

Confira a entrevista: Site Terra

Créditos: Ana Cláudia Barros (Site Terra)

"Se você e/ou sua empresa possui os direitos de alguma imagem/reportagem e não quer que ela apareça no blog da APAFUNK, por favor entrar em contato. Serão prontamente removidas".
 
 
comentários Postar um comentário

Postar um comentário

Respeite para ser respeitado. Se voce deseja ver seu comentário publicado seja INTELIGENTE ao comentar, caso contrário será recusado.

MARCADORES

DIVULGAÇÃO (115) NOTÍCIA (61) RODADEFUNK (42) LEI (32) FOTOS (17) CULTURA (15) FUNK NACIONAL (15) PROJETO (15) SARAU (7) RETRATAÇÃO (4) CONTATOS (3) NOTA (3) CARTILHA (2) RIOPARADAFUNK (1)