Lei que libera bailes funk é sancionada

25/09/2009 comentários
Funk também passa a ser definido como movimento cultural. Textos foram publicados no Diário Oficial desta quarta (23).

O funk agora é, por definição da lei, movimento cultural. A informação está no Diário Oficial desta quarta (23), que também confirma a sanção de outra lei, a de número 5.544/09, que revoga o texto que criava normas para a realização de eventos como raves e bailes funk em comunidades do Rio.

No dia 1º de setembro, os deputados estaduais votaram a favor dos dois projetos de lei. Ao fim da audiência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputados e funkeiros presentes cantaram e dançaram o funk "Rap da felicidade".

A lei revogada era de autoria do deputado cassado Álvaro Lins, ex-chefe de polícia no governo de Rosinha Garotinho, e foi aprovada no dia 27 de maio de 2008.

A primeira lei (5.543/09) é de autoria dos deputados Marcelo Freixo (PSol) e Wagner Montes (PDT). Segundo a assessoria da Alerj, o texto afirma que os assuntos relativos ao funk agora passarão a ser tratados, prioritariamente, pelos órgãos de cultura do estado.

Marcelo Freixo também é o autor da segunda lei, desta vez em parceria com o deputado Paulo Melo (PMDB).

Créditos: Carolina Lauriano (Do G1, no Rio)
 
 
comentários Postar um comentário

Postar um comentário

Respeite para ser respeitado. Se voce deseja ver seu comentário publicado seja INTELIGENTE ao comentar, caso contrário será recusado.

MARCADORES

DIVULGAÇÃO (115) NOTÍCIA (61) RODADEFUNK (42) LEI (32) FOTOS (17) CULTURA (15) FUNK NACIONAL (15) PROJETO (15) SARAU (7) RETRATAÇÃO (4) CONTATOS (3) NOTA (3) CARTILHA (2) RIOPARADAFUNK (1)