Praça XV

21/08/2009 comentários
Roda de funk marca protesto contra a criminalização dos funkeiros

Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (APAFunk) realizam, nesta sexta-feira, uma roda de funk ao nível do mar, na Praça 15, Centro do Rio. O evento acontece quase um mês depois da polêmica roda de funk que reuniu mais de 500 pessoas no Morro Santa Marta, em Botafogo.

A roda também antecede a realização de uma audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, na próxima terça-feira, às 10h, sobre o preconceito contra o funk e as políticas pública em torno da questão.

As rodas fazem parte de atos político-culturais promovidos pela APAFunk em sua luta pelo reconhecimento do funk como manifestação cultural e contra a criminalização dos funkeiros.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marcelo Freixo (PSOL), apresentou um projeto de lei que prevê a revogação de lei estadual, de autoria do ex-chefe de Polícia Civil e deputado cassado Álvaro Lins, que tem servido de sustentação para a proibição, por parte da polícia, da realização de bailes funk nas favelas do Rio.

Outro projeto proposto por Marcelo Freixo tem o objetivo de garantir a liberdade do funk por meio do reconhecimento oficial do ritmo como manifestação cultural. A roda anterior, realizada no Santa Marta, chegou a ser anunciada e cancelada duas vezes por ordem da polícia antes de ocorrer de fato.

Créditos: Sidney Rezende
 
 
comentários Postar um comentário

Postar um comentário

Respeite para ser respeitado. Se voce deseja ver seu comentário publicado seja INTELIGENTE ao comentar, caso contrário será recusado.

MARCADORES

DIVULGAÇÃO (115) NOTÍCIA (61) RODADEFUNK (42) LEI (32) FOTOS (17) CULTURA (15) FUNK NACIONAL (15) PROJETO (15) SARAU (7) RETRATAÇÃO (4) CONTATOS (3) NOTA (3) CARTILHA (2) RIOPARADAFUNK (1)