Batidão do funk invade a Alerj

26/08/2009 comentários
Audiência pública na Assembleia exalta o gênero e discute o fim de restrições contra bailes e políticas para o setor

Rio - O pancadão invadiu a Assembleia Legislativa (Alerj) ontem de manhã, em audiência pública para discutir políticas públicas para o funk, debater o fim das restrições para bailes e provar que o gênero não quer mais ser visto como caso de polícia. Participaram da plenária autoridades, estudiosos e nomes consagrados do batidão. “Luto pelo funk há 37 anos e comecei sozinho. O debate mostra que estão olhando pelo povo”, frisou Rômulo Costa, fundador da Furacão 2000, que agita as tardes da FM O DIA.

Muitas pessoas ganham trabalho com a indústria do funk”, defendeu MC Serginho. O coro ‘O funk não é motivo, é uma necessidade. É pra calar os gemidos que existem na cidade’, puxado pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, deputado Marcelo Freixo (PSOL), animou a Alerj. “O funk é a manifestação cultural que levanta o debate sobre o crime”, falou.

As secretárias estaduais de Cultura, Adriana Rattes, e a de Educação, Tereza Porto, participaram do debate. Tereza defendeu o funk do bem, sem incentivo à sexualidade e à violência. “O funk é a linguagem cultural de nossos alunos e precisamos entendê-la. Vamos continuar com as ações com o estilo musical”, garantiu.

Jovens para concordar com ela não faltaram. Alunos do Colégio Pedro II se mobilizaram para assistir à audiência. “Na minha escola o ritmo é proibido. Mas são formas de expressão do amor e não podemos discriminar”, desabafou Júlia Bustamante, 16 anos, aluna do 3º ano da unidade Centro.

Freixo leva a votação no plenário, dia 1º, dois projetos de lei em defesa do funk. Um o torna manifestação cultural; outro anula a Lei 5.265, do ex-deputado Álvaro Lins, que impôs várias restrições para a realização de bailes funk e raves (festas de música eletrônica). Hoje, a polícia tem liberdade para proibir festas, estejam com autorização ou não, se considerar que não há segurança na área. Se o projeto de Marcelo Freixo for aprovado, organizadores só precisam cumprir exigências para eventos comuns, como obter permissão da prefeitura e dos bombeiros.

Créditos: Jornal O Dia - on Line
 
 
comentários Postar um comentário

Postar um comentário

Respeite para ser respeitado. Se voce deseja ver seu comentário publicado seja INTELIGENTE ao comentar, caso contrário será recusado.

MARCADORES

DIVULGAÇÃO (115) NOTÍCIA (61) RODADEFUNK (42) LEI (32) FOTOS (17) CULTURA (15) FUNK NACIONAL (15) PROJETO (15) SARAU (7) RETRATAÇÃO (4) CONTATOS (3) NOTA (3) CARTILHA (2) RIOPARADAFUNK (1)