Rio Acima - A PM não pode ter medo do funk

06/07/2009
Não sou funkeiro. Acho legais algumas batidas desse gênero musical, mas nunca fui a um baile, nem nas favelas, nem nas boates sofisticadas que aderiram ao modismo. As letras em geral são pobres em criatividade. A maioria só fala em sexo, às vezes de forma pervertida. Mencionam também a violência policial e, no caso dos chamados proibidões, exaltam quadrilhas e consumo de drogas. Ou seja, o genuíno funk carioca mostra como está a cabeça da juventude das nossas comunidades: um lixo, salvo honrosas exceções, como o rapper MV Bill. Aliás, a cabeça da galera dos condomínios de luxo também não está lá essas coisas...

Não tenho a pretensão aqui de analisar o caldo de cultura que resultou nessa veia poética indigente do funk das favelas. Miséria, truculência familiar em casa (e de policiais e bandidos nas vielas), sexualidade precoce, falta de educação, decepção com a impunidade da elite, enfim... Razões não faltam para que a maioria dos jovens que vivem nas comunidades se identifique com mensagens apocalípticas e autodestrutivas, sejam elas em que ritmo for. O funk é o som dessa senzala abandonada por tantas décadas. Concertos para oboé e fagote é que não poderiam ser.

É verdade também que os traficantes, aproveitando o magnetismo do ritmo, chamado merecidamente de pancadão, usam os bailes para promover as substâncias ilícitas que comercializam. E que incentivam os letristas – muitos deles até criativos – a exaltarem a criminalidade.

Tudo bem, essa foi a realidade do funk nas favelas do Dona Marta, do Chapéu Mangueira e da Cidade de Deus até recentemente. Ainda é assim nas outras comunidades do Rio, mas não mais nessas três. O motivo é o novo policiamento comunitário permanente. Com a entrada da PM – acompanhada pelas obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) – os traficantes que não foram presos ou mortos fugiram. E o funk acabou proibido, sob a justificativa de que é uma herança maldita do domínio da marginalidade. Como o samba no início do século 20, coisa de bandido.

No Dona Marta, ocupado pela PM desde novembro de 2008, inicialmente até o pagode foi proscrito. Com o passar dos meses, acabou liberado, assim como o forró. Mas o funk, não. Quando estive lá, no início deste ano, vários jovens reclamaram da censura a um ritmo que faz parte de sua cultura.

– Eles proíbem o funk, mas existem muitas letras que não falam em depravação sexual nem exaltam o crime – me disse um dos rapazes que lá vivem.

Ao contrário dos moradores mais velhos, os adolescentes continuam se sentindo oprimidos no Dona Marta, apesar de toda a boa vontade da capitã Priscila, que comanda o contingente de mais de 100 policiais "pacificadores".

Uma pesquisa divulgada na semana passada pela Fundação Getúlio Vargas e feita com moradores do Dona Marta e da Cidade de Deus, constatou que a aprovação da presença policial está em torno de 60%. A lei da selva dos traficantes, que aterrorizava e colocava a vida de todos em risco, foi extinta. Reina a paz, mas então por que a aprovação não é de 100%?

Eu respondo: porque a PM ainda não achou a medida exata entre o seu espaço e o dos moradores. Uma coisa é dar segurança, outra é invadir a privacidade, tornar a vida cotidiana uma tensão permanente.

Me arrisco a dizer que, paralelamente aos investimentos sociais em saúde, saneamento e educação, cabe à PM começar a flexibilizar seus conceitos para que os jovens do Dona Marta – e das outras comunidades ocupadas – voltem a sentir-se em casa.

Continue lendo: Jornal do Brasil

Créditos Texto: Marcelo Migliaccio
 

MARCADORES

DIVULGAÇÃO (115) NOTÍCIA (61) RODADEFUNK (42) LEI (32) FOTOS (17) CULTURA (15) FUNK NACIONAL (15) PROJETO (15) SARAU (7) RETRATAÇÃO (4) CONTATOS (3) NOTA (3) CARTILHA (2) RIOPARADAFUNK (1)